TCC Passo a Passo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Facebook
www.facebook.com/guiatcc
TCC Bate-papo
Suporte instantâneo. Contate-nos: intersecon@hotmail.com
Contato
Críticas, comentários, sugestões ou dúvidas? Contate-nos: guiatcc@hotmail.com Twitter: @guiatcc

Como elaborar os slides

3 participantes

Ir para baixo

Como elaborar os slides Empty Como elaborar os slides

Mensagem  Administrador Dom Jan 30, 2011 12:38 am

Os slides podem ser divididos em 3 partes:

1- Elementos indispensáveis;
2- Conteúdo sintético dos capítulos;
3- Considerações finais.

Analisemos cada etapa:

Elementos indispensáveis

São aqueles elementos que, como o próprio nome diz, não podem faltar numa boa apresentação de slides. Você é obrigado a apresentar os elementos do projeto de pesquisa. Não apresentá-los não é uma opção.

Analisemos cada slide:

1º Slide: Nome da instituição, assunto (Não o tema) e nome dos integrantes. Cada item embaixo do outro.

2º Slide: Agradecimento será o título desse slide. Coloque todos aos quais você agradece. Lembre-se da ordem: Deus,instituição, diretora, coordenador, orientador e outrem.

3º Slide: Este slide não tem título e deve conter o tema, pergunta problema e hipótese. Na hora da apresentação pode-se ler os slides ou decorar o que está escrito.

4º slide: O título do slide será "Objetivos", e haverá mais 1 tópico abaixo escrito "geral" e mais dois ou mais escrito "específico 1", "específico 2" etc. Depende de quantos objetivos específicos você elaborou.

5º slide: Título do slide é "Justificativa". Haverá três tópicos: Social, científico e pessoal. Você terá de dar uma justificativa no que tange a cada uma destas áreas, isto é, uma justificativa em relação à sociedade, uma em relação ao campo científico e outra em relação a você mesmo. Se você elaborou apenas uma justificativa no seu projeto de pesquisa, nos slides terá de multiplicá-la em três.

6º slide: Título é "Referencial teórico". Haverá dois itens. o primeiro recebe o nome de "metodologia". Aqui você vai colocar todos os métodos pelos quais a pesquisa se concretizou, por exemplo: Livros, apostilas, pesquisas de campo etc.
Depois haverá um item com o nome de "referencial teórico". Aqui você coloca todos os nomes dos autores utilizados e o ano. Lembre-se que você só vai utilizar o sobrenome do autor e o ano entre parênteses. Na hora da apresentação você deve falar um pouco sobre cada autor, sem ler. Suponhamos que tenhamos o Ferraz (2010) lá. Você pode falar assim: "Embasamo-nos também nos pressupostos teóricos do cultor da área de metodologia de ensino Pedro Ferraz, através de seu livro 'Procedimentos autodidatas para aquisição de conhecimento acelerado'". Não esqueça de falar o primeiro nome.

Até aqui nada pode ser mudado. Os slides têm de seguir esta estrutura.

A partir daqui começa a segunda etapa...

Conteúdo sintético dos capítulos

Nesta etapa não há muita especificação do que fazer, senão de que você deve apresentar o conteúdo dos três capítulos em ordem, do 1 até o último. Não importa que seja com imagens, tabelas, fotos, enfim. Só não coloque muito texto nos slides, eles não foram feitos para colocar textos, mas apenas tópicos.

E por fim...

Considerações finais

O slide da consideração final é o último slide. Ele pode consistir de tópicos ou pequenas frases. Também há a possibilidade de colocar apenas o título "considerações finais" e discursar ou ler sobre o assunto.

Dúvidas? Clique no botão PERGUNTAR abaixo para perguntar sobre este tópico. É preciso estar cadastrado para postar a dúvida.
Administrador
Administrador
Admin
Admin

Mensagens : 126
Pontos : 591
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/01/2011
Idade : 31
Localização : Cruzeiro

http://www.guiatcc.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como elaborar os slides Empty Re: Como elaborar os slides

Mensagem  Francisco Raulino Sex Jun 24, 2011 2:16 pm

Olá! Desculpe esta pergunta não era para ser aqui, mas, como não há nenhum tópico, eu prossigo:
Quanto aos membros, eu posso apresentar o meu TCC com apenas dois?
Eu irei perder ponto?
Rolling Eyes
Francisco Raulino
Francisco Raulino

Mensagens : 1
Pontos : 7
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/06/2011
Idade : 43
Localização : Maua

Ir para o topo Ir para baixo

Como elaborar os slides Empty SEM PROBLEMAS!

Mensagem  Administrador Sex Jun 24, 2011 2:57 pm

Olá Francisco,

Olha, a ideia de uma monografia é que seja apresentada por apenas uma pessoa. O MEC, em cursos de graduação permite até dois. Não sei o que você está fazendo, se é curso técnico ou de graduação. Mas quanto menos pessoas melhor, em um contexto geral.

Salvo alguns casas específicos nos quais certas instituições determinam o número mínimo e máximo de integrantes, que podem ir desde 1 até mesmo 4 pessoas (o que é raro).

Então, Francisco, eu sugiro que você pergunta na sua instituição se há algum problema em fazer apenas em dupla. Tenho quase certeza que não haverá nenhum. Até porque você está no meio termo de possibilidades, certo?

Qualquer coisa não hesite em perguntar novamente.

Sem mais,

Pedro Henrique dos Santos Ferraz.
Administrador
Administrador
Admin
Admin

Mensagens : 126
Pontos : 591
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/01/2011
Idade : 31
Localização : Cruzeiro

http://www.guiatcc.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como elaborar os slides Empty Elaboração dos Slides! - DÚVIDAS

Mensagem  Luan Tarlau Sex Jun 01, 2012 9:49 pm

Olá! Faço curso Técnico em Marketing na ETEC de Fernandópolis e já estou terminando o curso. Minha apresentação do TCC é no dia 27/06! Estou inseguro, apesar de saber o tema.

Vou falar um pouco sobre o meu tema...

Bem, o meu tema é Atendimento ao cliente, mas em minha última aula que tive com a orientadora, ela decidiu o titulo do trabalho. Portanto, o titulo ficou: "A importância da capacitação no atendimento ao cliente", e eu e o meu grupo, concordamos, pelo fato do titulo ser coerente com o que escrevemos até hoje.

Bom, o tema é muito amplo, mas como estou na reta final, eu e meu grupo, conseguimos redigir várias coisas referentes ao mesmo.

Mas a minha dúvida é..... Estou com o trabalho completamente pronto, falta apenas algumas semanas para a apresentação e ainda não tenho ideia de como elaborar os slides. Dei uma olhada na internet e vi que é importante ter o resumo do trabalho, a introdução, objetivos, enfim, todos os elementos fundamentais que compõe a apresentação.

Mediante isso, no meu TCC, tenho que dissertar sobre o tema Atendimento ao Cliente, na qual já dissertei sobre o assunto, que no caso é a documentação escrita já realizada. Mas, além disso, também tenho que elaborar um projeto. O projeto é um curso de capacitação e excelência no atendimento a clientes, que será aplicado aos vendedores de minha cidade (Fernandópolis, interior de São Paulo), com o objetivo de proporcionar uma capacitação adequada a eles de modo que os mesmos possam a ser aptos de oferecerem um trabalho com qualidade, conseguindo satisfazer as necessidades dos clientes de minha cidade. Vale ressaltar também que o curso será aplicado aos estabelecimentos comerciais de Fernandópolis e fica livre para os empresários adotarem a ideia de capacitar ou não os seus funcionários, pois se em um ambiente de trabalho existem pessoas capacitadas, as chances de lucros e trabalhos bem produzidos são maiores. Desculpe pelo enoooooorme texto, mas estou depositando meus conhecimentos sobre o meu tema, pois a apresentação já está praticamente ai! rs.

Mas, na verdade.... ESTOU DESESPERADOOOOOOOO... como faço os Slides? Vi suas dicas nesta página, mas ainda estou com dúvida...

Nesta terça, dia 05 de junho é a pré-apresentação. Vou apresentar o meu trabalho aos meus colegas de classe, a minha orientadora e a um professor convidado para opinar. Essa pré-apresentação, como já diz o nome é um ensaio antes da apresentação oficial.

Mas, não tenho ideia de como realizar os slides. Preciso de sua ajuda e opiniões para começar a fazer.

Nos slides, devo falar sobre o tema de forma geral (Atendimento ao cliente) ou sobre o curso de capacitação, apontando seus objetivos, justificativa, requisitos de acesso...?

Estou com dúvidas!

O que deve conter nos slides. Acredito que o curso estará apresentado na parte da metodologia, pois foi com base em pesquisas, realizadas pelo meu grupo, que vimos que o atendimento de Fernandópolis não é considerado nem péssimo, mas nem Muito bom, e sim: Bom e Regular, apenas. A partir daí, a criação de um curso de excelência e capacitação é a melhor alternativa de treinar pessoas capacitadas a desenvolverem trabalhos satisfatórios aos consumidores da cidade.

Mas, sobre os Slides, como devo começar?
O que deve ter neles?

Aguardo respostas. Obrigado!






Luan Tarlau
Participante
Participante

Mensagens : 2
Pontos : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 01/06/2012
Localização : Fernandópolis - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como elaborar os slides Empty Ressaltando...

Mensagem  Luan Tarlau Sex Jun 01, 2012 9:55 pm

Caro Administrador, mediante de tudo o que escrevi, apresentando minhas dúvidas, o que achou do meu TCC? dia 27 irei apresentar e já está logo aí....

Mas, os slides... como faço?

Abraços.


Luan Tarlau
Participante
Participante

Mensagens : 2
Pontos : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 01/06/2012
Localização : Fernandópolis - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como elaborar os slides Empty RESPOSTA A LUAN TARLAU

Mensagem  Administrador Sáb Jun 30, 2012 12:32 am

Luan Tarlau escreveu:Caro Administrador, mediante de tudo o que escrevi, apresentando minhas dúvidas, o que achou do meu TCC? dia 27 irei apresentar e já está logo aí....

Mas, os slides... como faço?

Abraços.


Amigo, primeiramente desculpe-me pela demora nas respostas!

Respondo cerca de 30 e-mails por dia e não consigo atender toda a demanda rsrs...

Olha, a sua principal arma contra a banca é a elaboração e definição concreta de seus OBJETIVOS. Você se defende por meio deles.

Lembro-se de uma situação na qual um aluno defendia em seu TCC de técnico em informática o tema de criação de um software reprodutor de áudio. Por não ter conhecimentos tão avançados em programação, este definiu seu objetivo como sendo: criar um software de reprodução de áudio para fácil uso de usuários leigos. E, ainda, acrescentou o seguinte objetivo específico: desenvolver um programa de reprodução que ocupe o menos de memória possível do computador

Ou seja, se ele fosse questionado da falta de ferramentas avançadas no programa, este se defendia por meio de seus objetivos, afinal, como ele poderia criar uma variedade de ferramentas para seu software, se faria com que seu programa tornasse-se mais difícil para uso de leigos e, ao mesmo tempo, ocuparia mais espaço no computador?

Viu só como seus objetivos ajudam-no a se defender da banca?

No mais, se quiser um modelo para fazer os slides, me mande um e-mail em: intersecon@hotmail.com

Abraço!
Administrador
Administrador
Admin
Admin

Mensagens : 126
Pontos : 591
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/01/2011
Idade : 31
Localização : Cruzeiro

http://www.guiatcc.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como elaborar os slides Empty Re: Como elaborar os slides

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos