TCC Passo a Passo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Facebook
www.facebook.com/guiatcc
TCC Bate-papo
Suporte instantâneo. Contate-nos: intersecon@hotmail.com
Contato
Críticas, comentários, sugestões ou dúvidas? Contate-nos: guiatcc@hotmail.com Twitter: @guiatcc

Formatação da nota de rodapé

2 participantes

Ir para baixo

Formatação da nota de rodapé Empty Formatação da nota de rodapé

Mensagem  Administrador Dom Jan 30, 2011 10:47 pm

As notas de rodapé devem estar localizadas no rodapé da página. Devem ser separadas do texto por um traço contínuo de, aproximadamente, 5 cm a partir da margem esquerda.
Nela, os textos devem ter espaçamento de 1,0 (simples) com caracteres menores do que utilizado no trabalho. Se você utilizou fonte de tamanho 12 (usual), na nota de rodapé o tamanho da fonte será 10.

Vejamos um exemplo:

Formatação da nota de rodapé Rodapa10

Dúvidas? Clique no botão PERGUNTAR abaixo para perguntar sobre este tópico. É preciso estar cadastrado para postar a dúvida.
Administrador
Administrador
Admin
Admin

Mensagens : 126
Pontos : 591
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/01/2011
Idade : 31
Localização : Cruzeiro

http://www.guiatcc.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Formatação da nota de rodapé Empty Nota de Rodapé - Referêcia tirada internet

Mensagem  André Santana Sousa Dom Abr 08, 2012 4:16 pm

Olá Pedro,

vi sua dica de como fazer referência a materiais extraídos da internet. Estou desenvolvendo o meu TCC e por necessitar citar tal tipo de referência, estou seguindo suas orientações. A minha pergunta é: Em que NBR posso defender o uso da nota de rodapé para acrescentar maiores detalhes sobre a referência, como você fez. Terei uma banca muito exigente, por isso preciso do endereço da fonte original da ABNT, para me precaver.

Em meu TCC, também estou fazendo o uso de notas explicativas (que são identicas as notas de rodapé apesar de terem propósitos diferentes).

Será que serei contestado na banca por essa formatação.

Fiz algumas pesquisas, mas acredito não ter tido sucesso, para embasar a utilização da formatação segundo a ABNT.

Pode me ajudar?

André Santana Sousa

Mensagens : 1
Pontos : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 08/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Formatação da nota de rodapé Empty TIPOS DE NOTAS E EMBASAMENTO - ANDRÉ SANTANA SOUSA

Mensagem  Administrador Seg Abr 09, 2012 1:13 am

André Santana Sousa escreveu:Olá Pedro,

vi sua dica de como fazer referência a materiais extraídos da internet. Estou desenvolvendo o meu TCC e por necessitar citar tal tipo de referência, estou seguindo suas orientações. A minha pergunta é: Em que NBR posso defender o uso da nota de rodapé para acrescentar maiores detalhes sobre a referência, como você fez. Terei uma banca muito exigente, por isso preciso do endereço da fonte original da ABNT, para me precaver.

Em meu TCC, também estou fazendo o uso de notas explicativas (que são identicas as notas de rodapé apesar de terem propósitos diferentes).

Será que serei contestado na banca por essa formatação.

Fiz algumas pesquisas, mas acredito não ter tido sucesso, para embasar a utilização da formatação segundo a ABNT.

Pode me ajudar?

Olá André,

Sua pergunta foi muito oportuna para agregar qualidade a este site. Bom, vamos lá, vou responder uma pergunta de cada vez para não ficarmos perdidos, okay?

Primeiramente, devo ressaltar que o uso de notas, sejam como referência ou explicativa, são totalmente normais em trabalhos de gênero técnico-científico, segundo a própria ABNT e suas NBRs da vida (daqui a pouco já vou falar qual, especificamente, padroniza este aspecto).

Insta salientar, também, André, que você deve ter certeza de que o trabalho que você elaborará se embasará, integralmente, nas normas ABNT. Muitas vezes a instituição possui um manual completo que ostenta os padrões, regras, recomendações e observações a serem seguidas e levadas em consideração. Se sua instituição estabelece que seu trabalho deve seguir as normas ABNT, não fique receoso quanto ao uso das notas.

Bom, vou responder suas perguntas, explícitas e implícitas:

Em qual NBR posso me calcar para ter certeza de que posso utilizar as notas de rodapé?

Na verdade, André, muitas das NBRs da ABNT preconizam métodos de utilização das notas, sejam de referência, citação ou explicativa. Pesquisei para você e encontrei as seguintes NBRs:

NBR 14724:2005, na página 8;
NBR 10520:2002, nas páginas 2, 5 e 6;
NBR 6023: 2002, nas páginas 3 e 21. >>>>>referências destas normas no final deste post

Você pode fundar sua procedência à elaboração das notas nas NBRs que citei acima.


Em meu TCC, também estou fazendo o uso de notas explicativas

Sem problemas, o seu uso é estabelecido pelas NBRs que citei acima.


Será que serei contestado na banca por essa formatação?

Se seu trabalho deve ser formatado conforme as normas da ABNT, não terá problemas, pois as mesmas autorizam o uso das notas, okay?


Fiz algumas pesquisas, mas acredito não ter tido sucesso, para embasar a utilização da formatação segundo a ABNT.

Amigo, fica tranquilo que posso orientá-lo em como encontrar tais normas que citei acima, tudo bem?



Mande um e-mail para <intersecon@hotmail.com> para obter mais informações acerca de modos de obtenção das normas da nossa querida ABNT.

Dê uma olhada neste artigo que elaborei para ver que fiz muito uso de notas de distintos tipos: http://pt.scribd.com/doc/73845890/Reference-Maker-Software-elaborador-de-referencias

É interessante para você, observar as recomendações da ABNT NBR 10520:2002, na página 5 e 6, as quais ensinam meios para se evitar a repetição enfadonha de informações de algum autor (no momento da citação), como ficar colocando toda hora: segundo Ferraz (2012, p.15)....... Ferraz (2012, p.15) aponta que ...... Ferraz (2012, p.15) reitera que ...... bla bla bla (FERRAZ, 2012, p.15). Enfim, neste caso, você poderia colocar, por exemplo, algo como: Ferraz (2012, loc. cit.), ou, ainda: segundo o autor[indicativo de nota de rodapé aqui] bla bla bla; e na nota de rodapé, você coloca assim: Ibidem, ou, Ibid, que significa "na mesma obra citada anteriormente".

Enfim, são vários tipos de usos existentes que muitos alunos desconhecem. De certo modo, estes não têm culpa; nem sequer sabem onde procurar tais padrões a serem seguidos.

Bom, é isso, André; espero que não tenha sido uma verdadeira chuva de granito de informações para você. De qualquer modo, estarei disposto a ajudá-lo no e-mail: <intersecon@hotmail.com>

Abraço e suce$$o sempre.


REFERÊNCIAS PRONTINHAS PARA VOCÊ UTILIZAR (das ABNT NBRs que citei neste post):


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023:2002 Informação e documentação: referências – elaboração. Rio de Janeiro, 2002.

______. NBR 10520: Informação e documentação: apresentação de citações em documentos. Rio de Janeiro, 2002.

______. NBR 14724: Informação e documentação: trabalhos acadêmicos – apresentação. Rio de Janeiro, 2005.
Administrador
Administrador
Admin
Admin

Mensagens : 126
Pontos : 591
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/01/2011
Idade : 31
Localização : Cruzeiro

http://www.guiatcc.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Formatação da nota de rodapé Empty Re: Formatação da nota de rodapé

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos