TCC Passo a Passo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Facebook
www.facebook.com/guiatcc
TCC Bate-papo
Suporte instantâneo. Contate-nos: intersecon@hotmail.com
Contato
Críticas, comentários, sugestões ou dúvidas? Contate-nos: guiatcc@hotmail.com Twitter: @guiatcc

As metodologias

+3
Fátima Simões
SIMONE
Administrador
7 participantes

Ir para baixo

As metodologias Empty As metodologias

Mensagem  Administrador Seg Jan 24, 2011 12:36 am

Nesta etapa será definida como a pesquisa se desenvolverá, isto é, os meios pelos quais buscaremos os subsídios e argumentos de pesquisas.

A pesquisa pode ser feita através de pesquisa:

Documental: Leis, sentenças, acordos etc;
Bibliográfica: livros, revistas, jornais etc;
de campo: Visitas e entrevistas;
de laboratório, júri simulado;
Virtual: Internet.

Definir estes aspectos pode ajudar na organização do trabalho, além de auxiliar na identificação de futuros problemas e obstáculos.


Dúvidas? Clique no botão PERGUNTAR abaixo para perguntar sobre este tópico. É preciso estar cadastrado para postar a dúvida.
Administrador
Administrador
Admin
Admin

Mensagens : 126
Pontos : 591
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/01/2011
Idade : 31
Localização : Cruzeiro

http://www.guiatcc.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

As metodologias Empty Metodologia

Mensagem  SIMONE Sex Jun 24, 2011 1:15 pm

Oi, eu gostria de saber como ficaria a parte bibliografica se a pesquisa for baseada em internet.
por exemplo: terei um link que irá direcionar a pagina da qual tirei a informação, porém essa não é a pagina principal do site, na hora de citar o site eu coloco referente a pagina pesquisada ou o link do site somente?
exemplo pratico: nesta pg o link compleo é:https://guiatcc.forumeiros.com/post?t=7&mode=reply
porem o principal é:https://guiatcc.forumeiros.com

Att.
SIMONE
SIMONE
Participante ativo
Participante ativo

Mensagens : 9
Pontos : 9
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

As metodologias Empty MÉTODO DE CITAÇÃO VIRTUAL

Mensagem  Administrador Sex Jun 24, 2011 3:12 pm

Olha, primeiro de tudo, você tem que colocar todo o link da sua fonte, só se realmente você tiver perdido ou a fonte não estiver mais disponível, você coloca o site padrão mesmo, a página principal.

Só que isto é só em último caso, então, coloque todo aquele link gigantesco.

Agora vamos supor um caso no qual você vá citar uma fonte virtual:

o link é o seguinte: https://guiatcc.forumeiros.com/t7-as-metodologias#46

Objetivo: citar o Pedro quanto à utilidade da metodologia em um TCC

Método: Citar o sobrenome do autor, depois o ano de publicação entre parênteses. Após isto, coloca-se uma nota de rodapé depois do parêntese final, e lá embaixo se escreve assim: Disponível em: <link> Acesso em: 24 Jun 2011.

Exemplo: Segundo Ferraz (2011)¹ a metodologia consiste da etapa na qual será definida como a pesquisa se desenvolverá, isto é, os meios pelos quais buscaremos os subsídios e argumentos de pesquisas.

Lá embaixo da folha, como nota de rodapé, você coloca: Disponível em: <https://guiatcc.forumeiros.com/t7-as-metodologias#46> Acesso em: 24 Jun 2011.

Caso você não saiba a data de publicação da informação, coloque entre parênteses (s.d.) que significa "Sem Data".

Espero tê-la ajudado,

Não hesite em perguntar mais,

Sem mais,

Pedro Henrique dos Santos Ferraz
Administrador
Administrador
Admin
Admin

Mensagens : 126
Pontos : 591
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/01/2011
Idade : 31
Localização : Cruzeiro

http://www.guiatcc.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

As metodologias Empty Agradecimentos

Mensagem  SIMONE Seg Jun 27, 2011 6:00 pm

Obrigada, ficou bem clara sua explicação!

Até minhas próximas perguntas ... Smile
SIMONE
SIMONE
Participante ativo
Participante ativo

Mensagens : 9
Pontos : 9
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

As metodologias Empty Perspetiva teórico-metodológica que orientará construção de projeto

Mensagem  Fátima Simões Sex Nov 11, 2011 8:30 pm

Estou precisando de fazer um trabalho e não sei como "pegar" nele... O objetivo é problematizar a perspetiva teórico-metodológica que orientará a construção do projeto e posteriormente a sua investigação. O projeto é puramente hipotético, isto é, não será para realizar mesmo. Acontece que eu não entendo bem as perspetivas teóricas dos métodos qualitativos e, como tal, não sei que tema tratar e como... Como trabalho numa escola com muitas crianças com necessidades educativas especiais e com currículos específicos, pensei que poderia tratar de escola inclusiva. Do mesmo modo, na minha escola existe uma grande comunidade chinesa que, a meu ver, não encontra resposta na escola, pois que têm exatamente o mesmo currículo que os estudantes nacionais, apesar de desconhecerem a língua..

Me ajudem, por favor!

Fátima Simões
Participante
Participante

Mensagens : 2
Pontos : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

As metodologias Empty resposta a Fátima

Mensagem  Administrador Sáb Nov 26, 2011 7:04 pm

Fátima Simões escreveu:Estou precisando de fazer um trabalho e não sei como "pegar" nele... O objetivo é problematizar a perspetiva teórico-metodológica que orientará a construção do projeto e posteriormente a sua investigação. O projeto é puramente hipotético, isto é, não será para realizar mesmo. Acontece que eu não entendo bem as perspetivas teóricas dos métodos qualitativos e, como tal, não sei que tema tratar e como... Como trabalho numa escola com muitas crianças com necessidades educativas especiais e com currículos específicos, pensei que poderia tratar de escola inclusiva. Do mesmo modo, na minha escola existe uma grande comunidade chinesa que, a meu ver, não encontra resposta na escola, pois que têm exatamente o mesmo currículo que os estudantes nacionais, apesar de desconhecerem a língua..

Me ajudem, por favor!

Fátima,

Vamos com calma,

Primeira coisa, se você está tendo dificuldades como tema, não o escolha. Lembre-se que para escolher um tema, você deve levar em consideração alguns conhecimentos prévios sobre o tal, alguma habilidade e alguma facilidade.

Como você definiria seu tema para mim?

Aguardo retorno,

Desculpe a demora para responder o tópico.

Pedro Ferraz.
Administrador
Administrador
Admin
Admin

Mensagens : 126
Pontos : 591
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/01/2011
Idade : 31
Localização : Cruzeiro

http://www.guiatcc.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

As metodologias Empty Re: As metodologias

Mensagem  Fátima Simões Sáb Nov 26, 2011 8:08 pm

Oi!

Acho que não me expressei claramente... Eu tenho que simular um projeto de investigação e, como tal, escolher um tema para investigar. Pensei em inclusão social (currículo das crianças com necessidades educativas especiais ou inclusão da comunidade chinesa em termos curriculares). Depois de definido o tema e tendo em consideração as técnicas de investigação a adotar (qualitativas), devo contextualizar o trabalho nos modelos teóricos da metodologia qualitativa (interacionismo simbólico; interacionismo interpretativo; etnometodologia; modelos estruturalistas; pós-estruturalismo; triangulação de perspetivas...). Acho que não entendo muito bem estas teorias e por isso não sei enquadrar o tema...

Dá para me ajudar?

Fátima Simões
Participante
Participante

Mensagens : 2
Pontos : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

As metodologias Empty Re: As metodologias

Mensagem  Marcos Abreul Sex Abr 13, 2012 1:32 pm

Em que parte do trabalho vou falar mais a fundo sobre a Entidade que fiz a visita e como começo. Ja fiz: Tema, Delimitação do Tema, Introdução, Objetivos e Justificativa.
Qual o próximo passo?

Marcos Abreul

Mensagens : 1
Pontos : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 12/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

As metodologias Empty RESPOSTA A MARCOS ABREUL

Mensagem  Administrador Sex Abr 13, 2012 2:48 pm

Marcos Abreul escreveu:Em que parte do trabalho vou falar mais a fundo sobre a Entidade que fiz a visita e como começo. Ja fiz: Tema, Delimitação do Tema, Introdução, Objetivos e Justificativa.
Qual o próximo passo?

Caro Marcos,

Vai depender um pouco do tema do seu trabalho. Normalmente, primeiro você dedica 1 ou 2 capítulos para elucidação conceitual do seu tema. Porteriormente, você dedica 1 capítulo somente para exposição dos dados. Fale onde foi feito a visita, o porquê, o objetivo da mesma etc.

Lembre-se que na introdução você deve citar, também, estes dados como metodologia. Mostre que seu trabalho implicará tanto pesquisa bibliográfica, como pesquisa de campo. Explane cada uma das metodologias; na pesquisa bibliográfica, fala que seu trabalho procedeu a pesquisas em livros, bem com pesquisas virtuais; na pesquisa de campo, escreva que você procederá à visita no estabelecimento ou organização X, diga rapidamente o porquê disso, a importância dessa visita para o trabalho e o objetivo de referida entrevista.

Bom, é isso, amigo!

Se tiver outras dúvias não hesite em perguntar,

Cordialmente,

Pedro Ferraz. Very Happy
Administrador
Administrador
Admin
Admin

Mensagens : 126
Pontos : 591
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/01/2011
Idade : 31
Localização : Cruzeiro

http://www.guiatcc.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

As metodologias Empty Referencial Teórico

Mensagem  Viviane Almeida Qui maio 17, 2012 8:37 pm

Oi,

Boa noite.

Tenho dúvidas quanto ao Referencial teórico, como sei como elaborar.
Só posso utilizar fontes de livros?
Posso utilizar alguma outra fonte de teorias?

Desde já agradeço.

Beijos Smile
Viviane Almeida
Viviane Almeida

Mensagens : 1
Pontos : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/05/2012
Idade : 32
Localização : Duque de Caxias, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

As metodologias Empty RESPOSTA A VIVIANE

Mensagem  Administrador Sex maio 25, 2012 2:39 am

Viviane Almeida escreveu:Oi,

Boa noite.

Tenho dúvidas quanto ao Referencial teórico, como sei como elaborar.
Só posso utilizar fontes de livros?
Posso utilizar alguma outra fonte de teorias?

Desde já agradeço.

Beijos Smile
Vai parecer estranho o que vou falar, mas o referencial teórico vai depender da sua instituição. A maioria apenas para citar os principais autores que fundamentarão o trabalho. A menoria pede, além da indicação dos principais autores, um resumo sobre como cada autor colaborará com o trabalho.

Para ficar mais claro, dê uma olhada no artigo cujo link está no final deste post. No meio do artigo você encontra a parte de FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.

Este artigo apresenta a fundamentação teórica separada por assuntos.

Link do artigo: <http://pt.scribd.com/doc/73845890/Reference-Maker-Software-elaborador-de-referencias>

Abraço!

Pedro Ferraz.

Administrador
Administrador
Admin
Admin

Mensagens : 126
Pontos : 591
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/01/2011
Idade : 31
Localização : Cruzeiro

http://www.guiatcc.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

As metodologias Empty Metodogia

Mensagem  Dâmaris Adm Ter Ago 07, 2012 11:28 am

Meu tcc é sobre programa de recepção de novos funcionários, este trabalho sera desenvolvido em um escola particular com os professores. Fui orientada a começar pela revisão bibliografia (pesquisei em diversos livros tudo sobre o assunto). Sendo que na escola onde estou estagiando ainda não fiz nada, nenhum levantamento...nada!
Minha orientadora falou para eu partir para metodologia e não tenho ideia por onde começar...alguem tem alguma dica para me ajudar!!!
Um grande abraço Very Happy
Dâmaris Adm
Dâmaris Adm

Mensagens : 1
Pontos : 5
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

As metodologias Empty Como referencio o conteúdo de um site institucional?

Mensagem  maykel belluzi Qui Out 03, 2013 11:40 pm

Meu TCC será sobre um tema envolvendo a empresa onde eu trabalho. Em uma das seções do TCC fiz uma apresentação da empresa (setor que ela está inserida, histórico, produtos,...) e a maioria dessas informações eu consegui no site institucional, o qual não possui nenhuma autoria específica para nenhum dos textos e estes não se encontram em formatos de artigo (na maioria das vezes são textos dinâmicos que aparecem em balões). Como referencio esse conteúdo?

Obrigado!

maykel belluzi

Mensagens : 1
Pontos : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

As metodologias Empty Re: As metodologias

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos